Configurando o APT-GET

Olah pessoal,

Estou tentando configurar o atp-get, mas ateh agora nao funcionou.

Editei o arquivo etc/aptsources.list da seguinte maneira:

deb http://http.us.debian.org/debian stable main contrib
deb http://non-us.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib
deb http://security.debian.org stable/updates main contrib
E mesmo assim, nao consigo baixar nenhum pacote. A mensagem derro eh algo do tipo: Could'n stat...

Nao tenho instalado o lynx em minha maquina. Seria esse o problema? Ou seja, a falta de um browser para que o apt-get pudesse baixar os arquivos?

Caso eu coloque enderecos no protocolo ftp no arquivo sources.list, seria tambem necessario ter um programa de ftp instalado no Debian?

Obrigado desde jah!

[]'s,

Luiz