Como Instalar Gnome2.2 e Xfree4.2.X SOLUCAO (para Woody com BackPorts do STABLE)(SOLUCAO:-) (LONGO)

Saudacoes Guilherme and All:-)
nesse email eu explico como instalar o gnome2.2 no woody usando
backports para a Stable(que é atualmente o proprio Woody:-)

* minha instalacao inicial pelo "tasksel" incluiu as linguagens
de programacao, do X-window* , do desktop, e dos compiladores.(eu
tambem atualizei o kernel para 2.4.21.) a maquina que eu usei e'
um AthlonXP 2.0+Ghz :-) que infelizmente nao e'minha:-)
* isso instala um monte de coisas, incluindo o Gnome 1.4 (calma...:-)
* na minha sources.list (/etc/apt/sources.list) estao incluidos desde a
instalacao inicial os 7 cd's do woody3.0r1 (CD1-nonUS, CD2, CD3,CD4,CD5,
  CD6,CD7 -->para intel-i386) e mais os links:
   deb http://ftp.br.debian.org/debian stable main contrib non-free
   deb-src http://ftp.br.debian.org/debian stable main contrib non-free
   deb http://ftp.br.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib
non-free
   deb-src http://ftp.br.debian.org/debian-non-US stable/non-US main
contrib non-free
   deb http://non-us.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib
non-free
   deb-src http://non-us.debian.org/debian-non-US stable/non-US main
contrib non-free
   deb http://security.debian.org stable/updates main contrib non-free
   # fim da primeira parte do sources.list
   # os cd's me ajudaram bastante em te-los:-). nao sei se eles sao
necessarios, ja'que vc esta apontando para os repositorios. mas eu
recomendo utiliza-los, ja' que diminuem o tempo de instalacao, porque
nao ha' necessidade de download-ear os arquivos que estao nos cd's:-)
para incluir os cd's use o "apt-cdrom add" (man apt-cdrom :-)
* depois de tudo instalado bunitinho:-), incluindo ai locales e etc e
etc e tal e com tudo o que vc precisa(ou pelo menos com o X rodando, com
o gdm/gnome rodando( o que inclui o mouse, teclado, monitor,...,) FACA:-)
* #apt-get update
e se nao houver erros graves,FACA:-)
   #apt-get upgrade
(NAO e' dist-upgrade....E' so'  "upgrade":-)
aceite as atualizacoes:-) (so nao aceite se voce tiver um motivo MUITO
FORTE,mas eu acredito que nao seja o caso:-)
* SO' AGORA coloque mais essas duas linhas no /etc/apt/sources.list pois
  elas instalam o XFree4.2 ( ele é o minimo necessario para a instalacao
do gnome2.2:-) e atualizam o que mais precisar para os Xfree da vida
funcionarem:-)

   deb http://www.fs.tum.de/~bunk/debian woody/bunk-1 main contrib non-free
   deb-src http://www.fs.tum.de/~bunk/debian woody/bunk-1 main contrib
non-free

* agora salve o aquivo sources.list (se vc ainda nao o tiver feito:-) e
FACA:-) (sempre como root:-)
   # apt-get update
e depois de terminado o comando anterior sem erros graves, Digite/FACA:-)
   # apt-get upgrade
e aceite o upgrade.
configure o que ele lhe pedir e

*de um belo REBOOT  (o reboot é OBRIGATORIO, ou o X e Cia. nao vao
funcionar)

*OBSERVACAO IMPORTANTE(1): no processo de instalacao descrito aqui,
apt-get update, reclamou de repositorios/listas pacotes duplicados. voce
pode ignorar esses alertas se vc tiver certeza que fez tudo certinho e
como manda o figurino:-).

*OBSERVACAO IMPORTANTE(0): _coloque_ as linhas do sources.list aos
poucos, do jeito que mostramos aqui. claro que vc pode colocar os seus
proprios repositorios, mas as linhas que mostramos, devem ser colocadas
POR ETAPAS e do modo e ordem cronologica que estao sendo mostradas...ou
sua pressa vai virar um belo "Angu' de Carosso"....VOCE FOI
AVISADO:-)!!!!!!!!!!!!!!!!

* coloque as seguintes duas linhas no seu arquivo /etc/apt/sources.list
( "\" --> repenta uma "quebra de linha". a linha posterior se emenda sem
espacos com a anterior. nao digite o \  .:-)

  deb
http://ftp.acc.umu.se/mirror/mirrors.evilgeniuses.org.uk/debian/backports/\
woody  gnome2.2/

  deb-src
http://ftp.acc.umu.se/mirror/mirrors.evilgeniuses.org.uk/debian/backports/\
woody  gnome2.2/

naturalmente, salve o arquivo e entao FACA:-)
*  #apt-get update
e depois de terminado o comando sem erros graves, FACA:-)
    #apt-get upgrade
e aceite o upgrade. depois de terminado e instalado o
upgrade,(Finalmente...^_^!!!!), digite/FACA:-)

*  #apt-get update
  e depois de terminado esse ultimo comando, (Aleluia:-) FACA:-)
    #apt-get install gnome-core
aceite a instalacao e no fim do processo voce tera'o Gnome2.2 instalado,
  com praticamente tudo o que tu tem direito:-)

*OBSERVACAO IMPORTANTE(2): _SE_ e _somente SE_ o comando "apt-get
install gnome-core" falhar, tente usar em substituicao o comando
"apt-get install gnome" sem as aspas:-)

esse e'o principal(passo a passo:-),e foi bem tranquila a instalacao do
gnome2.2:-) na maquina que instalei o debian woody:-) com a vantagem de
usar os Backports do woody Stable:-) (no flames:-)

[]'s suados e batalhados de setenta e sete voltas,aaaaffffff....,c.h.Daniel

p.s.:existe informacao rolando por ai na internet que vc deve apagar
configuracoes (normalmente manualmente.....) da versao antiga do gnome
para nao bugar o versao mais nova, especialmente se vc esta'atualizando
do Gnome1.x pro Gnome2.x, porem para minha grata surpresa, quando na
primeira execucao do gnome2.2, ele me perguntou se eu queria manter ou
se eu queria deletar as configuracoes antigas. eu mandei deletar e assim
ele fez o servico pra eu:-) mesmo porque num tinha nenhuma configuracao
critica (eu tava instalando do "zero":-)(mesmo que tivesse:-)
p.s.: os 2 ultimos enderecos da sources.list mostrado aqui, pode ser
substituido por "http://mirror.raw.no/  gnome2.2/ " (sem as aspas:-) no
"deb" e no "deb-src" :-) Porem eu nao testei:-)

te+;-)