teclado usb/recompilação do kernel

olá pessoal!!

bom, fiz uma besteira muito grande sem pensar e agora preciso de uma
ajudinha....
o conector ps/2 do teclado da minha placa mãe quebrou, então comprei um
teclado usb e tava tudo funcionando normalmente... porém, tive que formatar
o pc e reinstalar o debian... quando fui compilar o kernel me esqueci de
habilitar o teclado usb e agora ele não acha teclado para q eu mexa no
debian... alguém sabe qual a opção do kernel que tenho que habilitar para
ele aceitar o teclado usb??
ah sim, detalhe... no meu lilo eu havia deixado comentada as linhas do
linux.old! sei que foi estupidez mas agora já é tarde. tem como eu bootar
pelo cd para consertar essa besteirinha??

[]´s
daniel