Partição "/boot"?

Oi lista,

     Há um tempo atrás fiz um curso de Red Hat e inicialmente o professor ensinou sobre o fdisk, partições, etc... o esquema era esse:

/boot - hda1 (16MB)
/swap - hda2 (128MB)*para micros com 64MB de RAM pra cima
/     - hda3 (o restante que sobrava)(partição bootável)

Atualmente estou tentando instalar o Debian, particionando pelo fdisk. Sei que a partição de swap e a raíz (/) são indispensáveis para o funcionamento do GNU/Linux. Mas pra quê que serve a partição "/boot"??? É necessária? Tem alguma vantagem? No Debian tem alguma diferença?

Obs: Tem um comentário aqui na apostila=>A partição bootável (/) busca depois os dados de boot na partição de boot (/boot).

P.S.- Desculpem a pergunta básica. :O)
Obrigado...

Fábio.