postfix+courier+mysql

boa madrugada lista... :)
seguinte, to com um pequeno probleminha aqui no meu servidor
na entrega de msg locais, ta demorando muito e as vezes da até timeout e retorna um erro de q nao pode conectar no servidor.
pop3 ta funcionando blz, mas smtp as vezes funciona de boa e as vezes fica lento
até um telnet na porta 25 demora pacas, e muitas vezes da timeout.
to usando debian 3, postfix 1.1, courier-imap, mysql 3.23, todos programas instalados via apt-get e feito as devidas configurações para utilizar meu banco de dados e caixas de usuarios q ja estavam criadas, pois foi uma migração q fiz, mas a maquina foi instalada do zero.
sera q alguma boa alma (que ja passou por isso, ou tem conhecimento) poderia me dar uma luz ? pq ja estou brigando com esse servidor tem um tempinho já, e nada do danado funcionar.
desde já agradeço.

--
Eduardo Henrique R. de Souza
D.T.I. Internetional Hosts.