RE: Configurar CBQ kernel Debian.....

"JuNiOr" <junior.uol@uol.com.br> wrote:

>Ola Pessoal....
>
>Estou com problemas para instalar e configurar o CBQ no
>Debian 3 woody
>
>Isntalei os pacote "Iproute" e o "Shaper" baixei o script
>cbq.ini, criei os arquivos com as regras dentro do /etc/cbq,
>mudei o caminho das regras dentro do cbq.ini...
>
>Mas quando executo o script:
>
>#/etc/sbin/./cbq.ini start
>
>Retorna um erro dizendo que falta alguns modulos no kernel
>(versão do kernel instalada é: 2.4.18).
>
>Quais a ferramentas e como utiliza-las para recompilar o
>kernel?

> [...]
   Caro JR,

   Eu utilizo o CBQ no RedHat e confisso que nunca esperimentei utiliza-lo no Debian. Se você estiver com o Kernel default da distro creio que os módulos necessários para se utilizar o cbq estejam devidamente conpilados e instalados.

   Os módulos que o sistema carrega ao inicializar o CBQ, aqui no RedHat com o Kernel 2.4.18-3, são: cls_u32, sch_tbf, sch_cbq.

   Quanto a compilação do kernel, os passos a serem seguidos são os seguintes:
   1-"cd /usr/src/linux-(versão dos kernel);
   2-"make menuconfig" (caso esteja em modo texto) ou "make xconfig" (caso esteja em modo gráfico)
   3-"make-kpkg clean"
   4-"make-kpkg kernel_image" (Esse comando irá compilar o kernel e os módulos e criará um arquivo .deb com o qual você poderá instalar o seu novo kernel)

   Um abraço, qualquer dúvida estamos ai para ajuda-lo!

--
Rodolfo Alves Barbosa
Ciência da Computação - UFLA