Re: NTFS!!!!!!!!!!!

Em Wed, 25 Jun 2003 09:04:28 -0300
"Demian dos Santos" <demian@viabrazil.com.br> disse que:

> Como eu faço pra acessar uma partição NTFS?

Antes de tudo: não envie mensagens em html. Você vai "perder" metade dos
assinantes que simplesmente eliminam esse tipo de mensagem (a maioria dos
correio não solicitados - spams - são em html). Segundo, não exija que o
destinatário envie um aviso de recebimento - não é praxe; não é gentil.
Se você não sabe do que estou falando, dê uma olhada no seu outlook e
procure um "pede confirmação de recebimento". Desligue-o.

> Lógico que tem que recompilar o kernel.
> Mas alguém poderia me dizer como faço tudo isso
> passo a passo.

Tem dois modos:
o comum a todas distribuições:

baixe o fonte do núcleo e o descompacte em /usr/src
make menuconfig (ou make xconfig se a versão que você vai compilar não for
a 2.5).
Configure o NTFS em "file system", provavelmente em "network file systems"
ou "DOS/FAT/NT"
grave e saia.

make dep
make bzImage
make modules
make modules_install
copie de arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz-VERSÃO
altere seu grub para apontar para ele na inicialização e não esqueça
qualquer parâmetro que você possa vir a usar.

o outro é o modo Debian de fazer:
não é como eu costumo fazer mas é muito mais prático e automático: sem
sujeiras.
Não posso dar a dica. Talvez consultando o histórico da lista (o
que é um _ótimo_ primeiro lugar pra procurar qualquer coisa).
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese

Anote aí alguns endereços muito úteis:
http://www.debian-br.org/
http://debian-br.sourceforge.net/
http://debian-br.cipsga.org.br/docs/sgml/apt-howto-pt_BR/online/
index.html#contents

> Sei que pode parecer ignorância da minha parte. Mas estou começando
> no Linux. Agradeço a compreenssão e espero que possam me ajudar.

Fique frio. A maioria aqui é usuário. Alguns sabem mais sobre uma coisa
que outros e a gente vai se ajudando.

Abraço
Cláudio
P.S. Acho que seu verificador ortográfico está desligado; eu avisaria que
"compreensão" tem um "s" só.