Re: senha no samba

Amigo,

Segue anexado o meu smb.conf, pois a solução que encontrei para este mesmo problema é função deste. Os dois parâmetros que devo chamar a atenção são:

null passwords = yes --> permite que o samba aceite logins null, ou sem senha.

security = user --> Para fazer login o usuário Windows, no meu caso, precisa ser usuário do Debian.

Após a configuração do smb.conf, segui os seguintes passos:

I) Criei um usuário com o mesmo nome de login do Windows 95, no caso, "manas". Como não queria que este usuário tivesse acesso ao shell e nem diretório em /home, utilizei as seguintes opções:

adduser --system --no-create-home manas * Se não for a maneira mais correta de criar usuários sem acesso ao shell me corijam !!!

Posteriormente fiz com que este usuário tivesse senha nula:

passwd -d manas

O passo seguinte foi migrar os usuários Debian para o Samba, criando o arquivo smbpasswd:

cat /etc/passwd |mksmbpasswd > /etc/samba/smbpasswd (No teu caso, como este arquivo já existe, creio que este passo não será necessário).

E, finalmente:

smbpasswd -n manas (Se o passo anterior for executado, creio que esta etapa não é necessária, mas é bom fazer para garantir.) Isto torna o usuário manas com senha nula no samba.

Boa sorte,

Dramon :-D

[global]
null passwords = yes
hosts allow = 192.168.0. 127.
printing = bsb
printcap name = lpstat
printing = cups
load printers = yes
# lock directory = /var/lock/samba
share modes = yes
workgroup = casa
security = user
invalid users = root
log file = /var/log/samba/log.%m
socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
local master = yes
os level = 20
preferred master = auto
wins support = no
dns proxy = no
preserve case = yes
short preserve case = yes

Caio Ferreira wrote:

All

Mexi tanto no arquivo smb.conf que agora quando os micros que tem
windows 98/me vão imprimir estaão pedindo senha. Mesmo eu alterando
registro do windows, regedit.exe, ele continua pedindo senha. Quais
parametros do samba tenho que acrescentar/suprimir para ele para de
pedir a senha ???

* idic@terra.com.br  *
* GNU/Linux Debian   *