Re: RES: montar uma rede linux-windows

Em Seg, 2003-06-16 às 00:47, leoarend@eel.ufu.br escreveu:
> Caro Marcio,
>
> 	Soh relembrando...
> 	Vc colocar alterar para yes a linha ip_forward no
> /etc/network/options ou dar um echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward são
> duas formas diferentes de fazer a mesma coisa. A diferença eh q o primeiro
> mantem habilitado a retransmissão de pacotes nos próximos boots sem q vc
> tenha q reconfigurar-lo novamente e o segundo eh perdido assim q vc reboota
> a makina.

Sei disso, so sugeri as duas formas para que ele, que parece ainda nao
ter muita experiencia, nao ficasse quebrando a cabeca atoa. Se eu
sugerisse apenas editar o /etc/network/options, ele teria de rebootar a
maquina, e como eu nao sei se a maquina roda algum servico que nao pode
ser interrompido, sugeri tambem um echo 1 >
/proc/sys/net/ipv4/ip_forward, para que ele ja pudesse usar
imediatamente. E caso eu sugerisse apenas esta opcao, no proximo boot
ele teria de fazer tudo outra vez.

> 	Eu acho q o problema de nosso amigo Frederico, não estah no linux e
> sim nas makinas ruindows... Faca o seguinte, veja se os ips e respectivas
> mascaras de subrede estão corretos, não esqueca de configurar o ip do seu
> servidor como gateway de seus clientes e, veja se estah configurado o
> endereços de servidores validos de dns nos clientes (dica, copie o seu
> resolv.conf). Se eu fosse vc, para facilitar a vida, eu instalaria um
> servidor dhcp nessa makina e esquecia dessas configurações nos rwindows...
> mas se vc for do tipo masoquista... cada uma na sua...

O dhcp e uma otima sugestao mesmo, mas ha que se verificar se o dhcp nao
vai comprometer a integridade da rede.

> Teh mais,
>
> Leoarend

[]'s