Re: chamda de sistema!!

Olá João,

Estou trabalhando em funções que fazem isso, estou fazendo-as para o
projeto Tinycobol. Tenho elas prontas, se você as quiser posso dá-las a
você ou se quiser estudar por conta própria posso lhe falar as headers que
tem as
chamadas (mas não do sistema e sim da glibc). Não é necessário fazer
chamadas diretas ao kernel para que faça
as coisas por você, usa a glibc ela tem mais controle e torna o seu código
portável para o padrão POSIX e se algum
dia o kernel mudar essas funções, você não terá que modificar seu código
pois o glibc mudará para se adaptar ao
kernel e pronto.

Compreendeu? Retorna-me informando se quer as funções que fiz. De qualquer
forma vai ai os #includes para que coloque em seu cabeçalho .c:

#include <sys/stat.h>
        Função para criar diretórios: mkdir(path, permissões);
#include <stdio.h>
        Ei! não conheço uma chamada touch no linux se descobrir me avisa,
mas para criar pode usar uma simples
abertura:
        FILE *arquivo;
        arquivo=fopen(path,"w");
        fclose(arquivo);
#include <unistd.h>
        Salvo engano, aqui tem uma função create(path, permissões) você
pode criar um arquivo com isso. Salvo engano hein!

                 Pessoal como eu faço uma chamda de sistema usando c/c++.
Por exemplo, para eu poder fazer um programinha que reinicia  ou que cria
um diretório ou um arquivo no meu  computador eu preciso fazer uma chamada
de sistema, mas quais são as bibliotecas de chamdas de sistema, e se
alguém puder me dar um pequeno exemplo da sintaxe eu ficaria muito
agradecido, mas não se esqueçam em c/c++. Desde já obrigado. Uso o debian
3.0 woody.