Re: montar uma rede linux-windows

Em Dom, 2003-06-15 às 22:41, Frederico R. Marvila escreveu:
> Olás, lista.
>
> Eu estou montando uma rede linux-windows aqui no meu
> apartamento, sendo o computador com linux o que está
> conectado ao velox.
>
> Eu quero dividir a conexão com os outros 2
> computadores rwindows xp. O que eu devo fazer para que
> isso seja possível?
>
> O que eu testei até agora foi:
>
> ifconfig eth1 192.168.0.1
> echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
>
> só que as outras máquinas não conseguiam pingar nada
> além das máquinas da rede interna...

Desde que a rede esteja OK, faça isso no desktop com gnu/linux (que vai
ser o servidor):
edite o arquivo /etc/network/options e coloque ip_forward=yes
de um restart no networking  ->  /etc/init.d/networking restart
depois:
  echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
  ipchains -P forward MASQ

Tente dar um ping do cliente Windows(R) para um IP externo (ex:
200.176.3.142) e depois tente dar um ping para um nome externo (ex:
www.terra.com.br) se ambos funcionarem, então aproveite e use, já está
ok!

Existe uma outra maneira, mais complicada, que e voce instalar o squid,
para fazer cache/proxy, e o bind, para resolver nomes. Neste caso voce
deve informar no Windows(R) estas entradas, nao sei onde :(

um link bem antigo, se não me engano quando o potato ainda era unstable,
mas serve como referencia... apenas não precisa a parte de recompilar o
kernel: http://autsens.cjb.net/~rodrigo/

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito <china@pbh.gov.br>