-----Mensagem original-----
De: Christian Lyra [mailto:lyra@pop-pr.rnp.br]
Enviada em: sexta-feira, 13 de junho de 2003 9:18
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: RES: Problemas com IPtables

Ois,

	sorry... mas vc está errado... Existe sim PREROUTING e
POSTROUTING. Essas
chains são a primeira e a última a serem "atravessadas", e se referem a
ações
que serão feitas antes da tomada de decisão de roteamento e após a
tomada de
decisão de roteamento, respectivamente. As chains INPUT e OUTPUT se
referem
apenas a pacotes com destino e origem a própria máquina. Pacotes que
"atravessam" a máquina passam pela chain forward. Se por um exemplo vc
dropasse tudo nas chains input e output mas liberasse tudo na chain
FORWARD o
efeito seria de que essa máquina repassaria qualquer pacote de uma
máquina
para outra, mas ela mesmo ficaria incomunicavel. sacou?

	Quantos as chains PREROUTING e POSTROUTING é bem fácil.. basta
pensar no que
acontece quando os pacotes irão entrar ou sair da máquina. Por exemplo,
se eu
quero fazer NAT (SNAT para ser exato), o pacote entra na máquina, eu
vejo de
quem ele veio (origem), vejo para onde vai (destino), tomo a decisão de
roteamento (ex, vai sair pela interface eth0), e finalmente quando o
pacote
está prestes a sair da máquina eu troco o  endereço de origem dele na
chain
POSTROUTING, se isso fosse feito em qualquer outra chain, bagunçaria
tudo...
Fica como "exercício" imaginar o que acontece no PREROUTING e para o que
ela
serve :-)

--
Christian Lyra