Re: ot - Resposta de Folha Online

On Wed, 11 Jun 2003 21:49:46 -0300
Luiz Carlos Santos de Alencar <lcdealencar@uol.com.br> wrote:

> Olá Luiz.
>
> Obrigada por sua leitura crítica da Folha Online. De qualquer forma,
> a matéria não reflete qualquer opinião do veículo ou minha.

Um artigo jornalístico não deveria mesmo refletir qualquer parcialidade do
veículo ou jornalista...

> São dados, baseados em números publicados pela empresa de segurança mi2g.
... nem mesmo a opinião míope e má intencionada do entrevistado.

Ainda que os dados representem a realidade, foram expostos de tal maneira que
evidenciou o caráter difamatório do autor para com os sistemas abertos.

> Além disso, se você reparar, logo abaixo da manchete há a chamada
> para uma outra matéria que fala justamente que o banco de
> investimentos Merill Lynch diz que a implementação do Linux gera
> economia de milhões de dólares.
> (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13128.shtml)

Ou a senhorita Fernanda se fez de boba ou não leu a reportagem:

"O executivo conclui que o terceiro principal motivo para o crescente número de
invasões ao Linux está na *falsa idéia* de que o sistema por si só significa
*economia* para as empresas."

O veículo apresenta duas matérias contraditórias, necessariamente uma delas é
falsa (ou parcialmente falsa).

O engraçado é que no link citado pela Fernanda (para tentar fazer "média"), o
artigo mostra os dois lados, a opinião de Merill Lynch (sobre a econimia ao se
adotar Linux) e os dados da IDC (com opinião contrária).

Parece haver uma certa cumplicidade do jornal em relação às declarações do
senhor Matai.

> Um grande abraço,
>
> Fernanda ...

Infelizmente estas crescentes invasões em sistemas Linux são reais, arrisco
alguns palpites:

- centenas de distribuições com variados esquemas de segurança, muitas destas
  sendo erroneamente utilizadas como servidor
- muitos softwares alternativos para uma determinada tarefa, muito deles
  imaturos
- explosão da liberdade aliada a facilidade de alteração/personalização de um
  sistema

--
Douglas Augusto