Re: Um solteirao e 2 sistemas

Um sintoma que eu notei. Você editou o .bashrc do root e queria que
refletise no ralé. O certo seria mexer num bashrc do /etc

Dá uma olhada:

rec1:~# locate bashrc | grep -v home
/etc/bash.bashrc
/etc/skel/.bashrc
/root/.bashrc
/usr/share/base-files/dot.bashrc

Acho que voc~e deveria ter mexido num dos dois primeiros, não???

                      "Luciano ES"
                      <luc-tcl@braziliantrans        Para:     debian-user-portuguese@lists.debian.org
                      lation.net>                    cc:
                                                     Assunto:  Um solteirao e 2 sistemas
                      09/06/2003 17:40
                      Favor responder a
                      luc-tcl

             Como novato de Linux, tem uma coisa que me incomoda
sobremaneira:
             Instalei meu sistema, entrei como root para arrumar a casa,
coisa
que levou uns 2 ou 3 dias. Personalizar o shell, .bashrc, o console,
atalhos no Desktop, preferências de fontes, cor, som. Personalizar
alguns aplicativos e associação de formatos de arquivo. Mó
trabalhão. Acho que ficou bonitinho, arrumadinho, beleza. Daí
entro como usuário e está tudo uma bagunça. Começa tudo de
novo. Tentei copiar alguns arquivos direto do root pro ralé, mas
não deu certo. Tem configuração que nem funciona, e não posso
mudar porque a configuração já existe em um arquivo que o
usuário ralé não pode editar. Daí tem que ficar su-ando o
tempo todo pra editar os arquivos, mó saco. Acabei apagando e
refazendo o usuário ralé. Começa tudo de novo. Daí eu entro
como root para administrar alguma coisa, e sempre tem alguma coisa
diferente. Uma fontezinha aqui, um sonzinho chatinho ali, um atalho
ou associação de formato de arquivo muito usados pelo usuário
ralé que no root ainda não tem, e toca a refazer aqui tudo que eu
já fiz lá. Pô! Assim não dá. Manter um sistema já dá
trabalho. Usando Linux, sinto-me administrando dois! Gancho
clássico: deve haver um jeito mais fácil de lidar com isso...

--
             Luciano Espirito Santo
             Santos, SP - Brasil