script para criar debs

Pessoal,

eu tava olhando no site CRAN e vi que a suse fez um script para pegar e
empacotar todos os pacotes do R

http://cran.r-project.org/bin/linux/suse/

O script basicamente pega a lista de pacotes disponíveis, e com base nas
informações de cada pacote (nome, versao, descrição) ele cria um specs para
cada pacote que ira gerar um rpm para cada pacote.

Eu ate consegui fazer isto no debian e criar os pacotes rpm e converter para
deb usando o alien. Mas será que não tem uma forma de ao invez de criar o spec
criar  um script para criar os .debs?

Alguem se habilitaria a fazer?

Valeu
Inte