logar na novell para fazer backup

Galera da lista tenho em meu micro o debian com o wmaker
td blz...uso td q preciso tem outro micro q tinho rwindows 98 ai
o pessoal pediu pra instalar o XP, feito isso eles descobriram q a unidade dat naum tinha software para o xp ou seja ficaram sem fazer
backup agora essa unidade estah em meu micro entaum agora preciso
logar na rde novell com o debian pra poder fazer o backup isso eh possivel ??
ALguem poderia me ajudar a fazer o meu debian logar na novell ???
Grato pela atenção

Outra coisa uso o opera como browser e leitor de mails alguém
sujere outro software para isso ?