ajuda com mysql!!!

olá povo,

Eu instalei o mysql (mysql-server, mysql-common e mysql-client) no debian 3.0 r1. Até aí tudo bem. Mas quando tentei inicá-lo apareceu a seguinte mensagem de erro: "ERROR 2002: Can´t connect to local MYSQL server through socket ´/var/run/mysqld/mysqld.sock´ (2)" Consultei algumas referencias, inclusive o "MYSQL refrence manual", e lá só achei as confirmações do meu problema e nenhuma solução. Já verifiquei que o ´mysqld´ não está rodando (ps -A | grep mysqld) e que o arquivo ´mysqld.sock´ não existe.
Se alguem puder me ajudar, agradeço muito
inté mais
maru