fontes borradas e mouse qudrado no X

Colegas;

Meu notebook bixou o HD, e, alem do 800 reais que tive de desembolsar
sem ter de onde tirar, tive de reinstalar tudo e voltar o backup (ainda
bem que tinha!).

Usei a tecnica de obter a lista de pacotes com o:
dpkg --get-selections > lista-de-pacotes.txt
para guardar a lista de tudo que tinha instalado na maquina para uma
situacao com esta.

Entao, depois de instalar o sistema basico, fiz:
dpkg --set-selections < lista-de-pacotes.txt
e entao:
dselect install

Parece que tudo foi reinstalado automagicamente, porem estou tendo
problemas com o X. Este notebook tem uma placa de video s3savage, que
nao e suportada pelo xfree4.1 que esta no stable. Entao eu instalei uma
versao do 4.2 que eu mesmo fiz o backport diretamente do repositorio do
mantenedor do X. Para evitar surpresas desagradaveis, pus o pacote
xserver-xfree86 em hold.

So que agora eu nao tenho mais este pacote, perdido junto com o hd
bixado, ja que meu backup era so do meu /home. Entao tentei pegar a
versao do xserver-xfree86 que esta na testing, mas tambem nao funcionou,
e entao fui no apt-get.org e procurei pela versao 4.3 do X. Consegui
buscar o pacote xserver-xfree86 da versao 4.3 e esta funcionando
precariamente com o driver vesa, se eu coloco o driver savage, que e o
correto, o mouse vira um quadrado!
Esta dando pra levar, mas as fontes estao borradas, em qualquer
gerenciador de janelas que tento usar.

Depois dessa novela toda, alguem tem alguma sugestao? Como fazer o mouse
nao virar um quadrado com o driver savage? Como fazer as fontes ficarem
bonitas usando o driver vesa???

Esta mensagem foi certificada como livre de
Windows por Debian GNU/Linux.

Para você pensar:

A ciência aumenta nosso poder na mesma proporção que diminui o nosso orgulho

--Claude Bernard