Date: Sun, 1 Jun 2003 13:49:23 -0300
From: Alonso Andres <a.andres@uol.com.br>
To: Alexandre Estanislau Puhl <estanislau@sinos.net>
Subject: Re: Problemas com shell

> Pessoal, estou com o seguinte probleminha, o usuário que uso na minha máquina aqui em casa estah configurado para utilizar o bash, mas quando logo, o ~/.bashrc não é lido, de início eu sabia o que poderia ser, mas depois olhando, vi que o usuário não está usando o bash, daí eu não sei o pq disto, pdoe ver na lista do passwd:

O ~/.bashrc não é executado no login, é executado em terminais que não
pedem login, como os terminais executados numa sessão X (isso segundo o
focalinux).

Mas se mesmo assim você quiser executar o ~/.bashrc na hora do login
basta descomentar (ou adicionar caso não existir) a seguinte linha no
~/.bash_profile:

# include .bashrc if it exists

if [ -f ~/.bashrc ]; then
    source ~/.bashrc
fi

> Como saber qual shell o usuário está usando ?

$ echo $SHELL

> []'s

 Abraços,
 	Alonso Andres