problemas com samba (urgente)

Olá lista!!

Pessoal, já montei um servidor samba uma vez para autenticação de usuários
do windows e funcionou normalmente. Agora, coisa que eu nunca tentei fazer é
montar uma rede só de debian e fazer com que todas as máquinas autentiquem
senha em um servidor samba.
Precisaria tb montar um z: linkado com o samba para a área do usuário no
servidor de arquivos, como se faz no windows.
Alguém poderia me dizer se tenho que mudar algo no servidor samba e como
configuro para o debian buscar validação de senha num servidor e não
localmente??

Grato

Daniel