Link de Backup!!! Ativação e restauração automatica.

    Estou trabalhando em um sistema de Link de Backup automatico. utilizando
o Debian 3.0r1.
    Fiz alguns scripts para verificação e alternação entre os links ADSL e
ISDN, mas antes meu sistema:

Um servidor K6-II-500-64MB RAM.
Um link ADSL 512Kbps Telemar.(meio instavel)
Um link ISDN 128Kbps Telemar.
Um Admin. de Redes Meio Doido.
Um chefe sem paciencia.

    Isto tudo me deu uma ideia por que não colocar o ISDN para se conectar
automaticamente se o ADSL cair, afinal 128Kbps é melhor do que um chefe
nervoso. Só tem um problema eu não sei fazer scripts dirteito então eu
peguei um script pequeno de um cologa e fui aumentando e aumentando,
gostaria que alguem, que entendesse de shell script, desse um olhada e
melhorada nos meus filhotes. Para que interesar eu posso mandar os meus
scripts:

-id-velox.sh
-adsl-dvi.alert
-dvi-adsl.alter
-mon.cf

    Para começar eu fiz assim:

Instalalei:

-mon            monitorementos diversos
-ez-update   atualiza o meu dsn dinamico
-id-velox      autentica meu usuário ADSL na telemar
-mais três scripts de minha autoria.

Como Funciona:

O mon checa o www.veloxzone.com.br>
    ok> sai
    não ok> roda o script adsl-dvi.alert
            adsl-dvi.alert>
                desativa o ADSL
                reativa o ADSL
            testa o www.veloxzone.com.br
               ok> roda o id-velox.sh
                    testa o www.registro.br
                    ok>exit
                     não ok> segue
               não ok>segue (segunda tentativa)
           desativa o ADSL
           killall pppd
           reativa o ADSL
           testa o www.veloxzone.com.br
                ok> roda o id-velox.sh
                testa o registro.br
                não ok> segue
           killall pppd
           pppd call isdn
           testa o registro.br

de uma eu uma hora o mon verifica ISDN está ativo
        não ok> sai
        ok> roda o dvi-adsl.alert
            killall pppd

O mon checa o www.registro.br
    não funcionou> roda o id-velox.sh
        testa o www.registro.br

Acho que ficou meio confuso, não sei se eu vou ser o unico a criar isto por
aqui, mas eu gostaria de ajuda, pretendo criar documentação completa depois
que estiver tudo pronto.

Aguardo retorno

Diorgenes Mello
Admin. de Redes