Nautilus do gnome2.2 não quer mais abrir os arquivos !

Olá a todos, eu instalei o Gnome 2.2 para o Woody e depois de alguns updates/upgrades começou a acontecer uma coisa estranha no Nautilus (tanto no micro aqui da firma como lá de casa) : quando clico com o botão direito em algum arquivo para abrir o menu e escolher o aplicativo a ser utilizado para abrí-lo (em geral vejo isto acontecer quando estou mexendo nos códigos fontes de alguns programas que estou desenvolvendo usando o emacs mas isto já aconteceu com outros tipos de arquivos como figuras por ex.) ele não faz nada, ou melhor faz, dá pra perceber no applet do monitor do sistema o processamento subir lá no alto como se o soft estivesse abrindo, mas logo depois para, eu só consigo abrir o arquivo se eu abrir outro (pode ser do mesmo tipo ou não) e em seguida tentar abrí-lo novamente, aí dá certo,
em alguns momento chega a ser irritante o bendito arquivo não abrir de jeito nenhum.

Alguém já observou isto acontecer ?
Alguém tem a solução ?

Sucesso a todos

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br