Re: RAID via Software e LVM

On Tue, 20 May 2003, Julio Cesar de Magalhaes wrote:
> Alguem aí poderia me dizer algo a respeito ? Benefícios de um e de outro

Sim. RAID1 com LVM em cima funciona que é uma beleza, e é muito rápido.
RAID5 com LVM em cima é meio perigoso, mas tenho sobrevivido assim faz um
bom tempo :P

RAID1 por software é mais rápido que por hardware no Linux (porque o kernel
otimiza o acesso), pelo menos quando não tem LVM. Por isso não ponho o swap
sob LVM...

Não use stripping (nem o do LVM) quando usar RAID1.

> RS6000 7024 rodando woody em um disco scsi de 9.1G .
> Tenho mais 4 discos scsi de 9.1G a disposição .

Bom, depende o que você quer. Todos nossos servidores usam RAID1 pro disco
com o boot, kernel e /.  Tenho usado RAID1 pro resto dos discos também
porque normalmente não consigo discos suficientes para fazer RAID5 :P

Não ponha seu / em LVM, nem em RAID5, para não se arrepender quando alguma
coisa der defeito.

Ah, teste o hotplug da RS6000 antes de confiar que ele vai funcionar. Já vi
kernel travar na hora do scsiadd -s ...

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond