problemas no som...

Eu tenho uma placa de som AC97686a. Ela está configurada como nativa no kernel, mas ela não funciona. Alguem poderia me explicar como é possível que a placa esteja configurada como nativa e não funcionar. Minha versão do kernel é 2.2.20.

Também estou com a versão 2.4.16 do kernel. Compilei, escolhi suporte para placa de som, mas ela também não funciona. Dá uma mensagem de "playback error(-11)".

Tamb'em instalei uns pacotes alsa(alsa-base, alsa-source, alsa-utils), mas acho que não modifiquei corretamente o arquivo devices.conf.

Não é uma coisa absurda instalar o alsa(que dá suporte a várias placas), se eu só quero fazer minha placa funcionar? Para que desperdiçar tanto espaço?

Durante o carregamento do kernel, aparece uma mensagem dizendo que não conseguiu localizar char-major-14. Isso tem a ver com a placa de som? Como abaixar esse char-major?(não deu certo apt-get) Acredito que o alsa utilize o char-major-116 para placas nativas. Isso já vem incluso nele?

Nesses casos o melhor a fazer não seria configurar tudo manualmente?

Qualquer ajuda a bem-vinda, até dizer como configurar o teclado no modo texto.

Eduardo