Re: Socorro!! kernel panic ... (perdi tudo ?)

Em Tue, 13 May 2003 15:20:00 -0300
Felipe de Fraga Roman <roman@ulbra.br> escreveu:

> Pessoal,

Oi,

[snip]

>    apt o kernel.2.4.16-i586 e dei um apt-get install kernel....
>    apos instalar ele deu algumas mensagens dizendo que precisaria
>    mudar algumas configuracoes e eu coloquei yes
> quando reiniciei para testar se tinha o modulo jah embutido no novo
> kernel ele para bem no comeco da inicializacao com uma mensagem de
> kernel panic e nao consegue montar /root ou algo assim

  Acho que todos os pacotes de imagem de kernel 2.4 no debian usam
initrd. Esse é um parâmetro que deve ser passado ao kernel pelo lilo na
inicialização. Provavelmente é essa a configuração que as mensagens
diziam para fazer, e você provavelmente não fez.

> preciso reinstalar todo o linux e começar a configurar tudo de novo ?
> se sim, como tiro meus arquivos que estao dentro do diretorio /var/www
> antes de formatar ?

  Não! Em GNU/Linux, só se instala o sistema uma vez. Reinstalar sistema
é um vício de outro s.o que deve ser esquecido. :-)
  Use o cd que você usou para instalar o debian, e quando for
apresentada a tela inicial, com prompt de boot na última linha, digite:

rescue root=/dev/hda1

ou, no lugar de hda1, coloque a partição em que você instalou a raiz do
sistema.

  Isso vai permitir uma inicialização normal. Então, altere seu
/etc/lilo.conf (se você usar lilo como gerenciador de inicialização),
incluindo a linha

initrd=/initrd.img

     na seção em que tiver

image=/vmlinuz

  Por exemplo, supondo que um trecho de seu lilo.conf é
image=/vmlinuz
        label=Debian
        read-only
        append="mem=256M hdb=ide-scsi"

    basta incluir a linha do initrd logo abaixo da linha do append.

  Depois de feita a correção, execute lilo como root e reinicie o
sistema normalmente.

> qualquer ajuda será muito bem vinda e desculpem o tamanho da mensagem
> mais acredito que sera necessario explicar tudo para uma melhor
> compreensao.

Ajudou?

Até mais :-)

--