Re: RES: problemas com true type fonts

Em Mon, May 05, 2003 at 01:08:39PM -0300, Gilberto Garcia Jr. escreveu:
> Alterei a linha na seção "Files" do seu /etc/X11/XF86Config-4, claudio.
>
> nao sei o que acontece.. nenhum aplicativo reconheceu as fontes.
>
> vou fazer o teste com uma fonte apenas e ver o que acontece. depois reporto
> para vcs. mas em teoria fazendo isso deveria funcionar neh?
>
> obrigado

Eu uso o seguinte: baixo o programa ttmkfdir
# apt-get install ttmkfdir

Depois vou ao meu diretório com as fontes roubadas do ruindows, que é,
geralmente, /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF (eu uso esse caminho para não
conflitar com os pacotes Debian, que estão em
/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TrueType) e dou os seguintes comandos:
# cd /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF
# ttmkfdir > fonts.dir
# mkfontdir -e /usr/X11R6/lib/X11/fonts/encodings

Depois adiciono o caminho (no meu caso, /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF) ao
FontPath, reinicio o X... e-pronto!
Mozilla/GNOME/KDE/o-que-quer-que-seja com fontes TrueType.

Um "caveat": não sei por que raios, quando o pacote 'mozilla-xft' está
instalado, o Mozilla parece que não vê as fontes TrueType instaladas.
Portanto, extirpe esse pacote. Ou, caso alguém da lista tenha uma
sugestão melhor...

Esse ttmkfdir funciona comigo desde o XFree86 4.0.x, ou seja, há um bom
tempo, e ainda funciona com o XFree86 do debian-sid.

Só para confirmar que suas fontes novas foram adicionadas, use o comando
xfontsel num terminal X.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User #175920
Brasília - DF - Brasil				Usuário Debian #574