Re: Audio AC97

On Thu, May 01, 2003 at 10:57:20AM -0300, Kleber Leal wrote:
> Olá povo.
> Estou tentando instalar o som na minha placa MSI. O som é on-board e é o
> Realtek AC97.
> ai vai um pedacinho do meu lspci -vv.
> Qual o driver que deve usar para faze-lo funcionar?

o chipset sis7012 é suportado pelo alsa >= 0.9.x e o driver está no
snd-intel8x0.

use o dpkg-reconfigure alsa-source (se vc tem o alsa source instalado,na
versão que tem suporte à tua placa) e selecione o driver acima.

recompile o módulo do alsa: vc deve ter o kernel-{source|headers}
instalado e configurado (make menuconfig). utilizando o make-kpkg faça:

# cd $LINUX_HOME (provavelmente o /usr/src/linux ou
# /usr/src/kernel-source-2.4.X)
# make-kpkg --revision 1 --bzimage modules_image

isto criará o alsa-modules-XXX.deb no diretório ..
instale o .deb

depois utilize o alsaconf para criar o arquivo de configuração do alsa.

eu tive que fazer umas alterações manuais no arquivo (ele cria um 0.5 e
vc precisará de um 0.9: eu simplesmente renomeei); também coloquei um
snd_enable=1 e forcei a carga de alguns módulos adicionais; na verdade,
coloquei o snd, soundcore, snd-intel8x0, snd-seq-device, e vários outros
no /etc/modules (sei que foi um pouco de preguiça, mas estava sem
tempo.)

consegui fazer o mixer funcionar; o synth e o midi ainda não estão ok.

acerte o volume do mixer (kmix ou alsamixer ou outro).

deve funcionar agora.

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.    "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                is the Lord's purpose that prevails"