Quero desenvolver software...

Estudo a linguagem C a 2 anos e estou estudando GNU/Linux a mais ou menos
1 ano, não tenho muito tempo hoje para o GNU/Linux, pois meu trabalho não
é no ramo de software ou sistemas, e sim burocrático.

Queria por em prática meus conhecimentos de C e script shell, já estudei
vários livros. Estou atualmente traduzindo, muito vagarosamente a GLIBC,
estou nas primeiras 7 páginas da Introdução - não sei muito o Inglês
(quase nada) mas estou tentando, sou esforçado e perseverante -, só nas
horas vagas.

Mas, amigos, queria que me mostrassem um software da comunidade em que eu
pudesse entrar para programar, preciso de um projeto. É claro, queria que
fosse em português, se possível.

Espero que os amigos da lista tenha conhecimento para me mostrar o mundo
software pela primeira vez. E me ajudem em um grande sonho desenvolver
para a COMUNIDADE.

Agradeço a todos pela a atenção,

Sou grato...