Re: PDF

> Colegas,
>
> Há alguma maneira de transformar um arquivo PDF em texto normal? Estou
> precisando copiar algumas tabelas de um texto produzido por minha equipe
> só que este se encontra em PDF.

Vou te dar o peixe e te ensinar a pescar. O comando man tem uma opção para
busca por palavras chave no título e descrição curta de páginas man. É a
opção -k. Primeiro eu tentei "man -k pdf" e deu um mói de resultados. Aí eu
pensei, eu quero transformar de pdf para texto, em inglês de pdf to text
(ou pdf 2 text). Aí eu tentei:

$ man -k pdfto
pdftopbm             (1)  - Portable Document Format (PDF) to Portable
Bitmap (PBM) converter (version 1.01)
pdftops              (1)  - Portable Document Format (PDF) to PostScript
converter (version 1.01)
pdftotext            (1)  - Portable Document Format (PDF) to text
converter (version 1.01)
$

E beleza. O tal pdftotext listado acima deve servir para você. Só um
detalhe. A saída acima foi obtida num redhat (estou sem acesso ao meu
debian. Mas deve servir, pois linux é linux. As diferenças (ainda) são
pequenas.

> Grato,
>
> Marcio A.

De nada.