Como fazer um backup do sistema Debian ?

Bom dia a todos!

Pessoal gostaria que me auxiliasem no seguinte:
Tenho um hd de 10 gb com -> hda1 = boot, hda2=swap, hda3=etx3. (kernel 2.4.18)

Como estou aprendendo a usar o debian gostaria de fazer um backup so sistema inteiro. Assim ficarei seguro de qualquer erro e poderei realizar mais teste e aprender mais. Como um erro pode ser faltal (pq não sei arrumar ainda) ai so retornaria o backup.

Ou seja qual a melhor ferramenta para utilizar um backup e retorna-la? O que é necessário?

(ps. me desculpem pelo html, mas pq estou no webmail)

[]s!
--
Vinicius Vasconcellos
User #277360 UIN 172941519