congelamento intermitente do mouse no X

Pessoal,

Estou com um problema muito estranho: as aplicações travam (engasgam)
no X intermitentemente. Ex.: estou com o Galeon, acesso uma página
qualquer, e começo a rolar a página para baixo. Nem meia página rolada
e o mouse congela. Outras vezes isso ocorre pelo simples chaveamento
de janelas.

Para fazê-lo voltar, só pressionando em alguma tecla (um CAPSLOCK por
exemplo), observar se a luz no teclado acende. Se acender, blz, o
mouse volta a movimentar. Se a luz do teclado não acende, então
preciso mexer no mouse (e aí a luz no teclado acende). Curiosamente, o
teclado não fica travado, e se ficar, é só mexer no mouse que ele é
liberado.

Pelo top, o XFree86 pula para o topo da lista qdo o mouse está
congelado. Será que é algum processo por trás que está procurando por
alguma coisa e fica "bobo"?

Não sei como averiguar a fonte do problema. Peço ajuda pro pessoal.

Informações sobre a minha configuração:

woody testing
placa de vídia TNT2 M64 + driver da NVidia
xserver-common 4.1.0-16
kernel 2.4.18 com xfs e LVM