Re: Diferença entre versões

Cláudio Max <cldmxm@yahoo.com.br> writes:

Ola Claudio,

> Alguém saberia me dizer onde encontrar as diferenças entre as versões
> de empacotamento de um dado pacote?
> Por exemplo, eu gostaria de saber o que foi feito de diferente que
> tornou o pacote xyz-1.3.1 em xyz-1.3.2.

Realmente sua pergunta eh muito boa porem seu exemplo nao estah
totalmente correto.

Primeiramente eh interessante entendermos o sistema de versonamento
(tah certo?) do Debian.

Onde pacote eh o nome do pacote, versao a versao do upstream e revisao
sao o numero de envios que foram feitos desta versao.

Geralmente a revisao comeca em -1. Quando se tem na revisao -1.1 por
exemplo, quer dizer que um outro desenvolvedor fez um upload do pacote
para corrigir um problema serio na revisao -1. Isso eh chamado NMU que
quer dizer Non-Maintainer Upload.

Por exemplo, eu empacoto o TCM e vou postar o log aqui das
modificacoes, assim fica facil entender.

,----[ changelog ]
> [...]
|
| tcm (2.10-3) unstable; urgency=low
|
|   * Update packaging, now conforming to policy version 3.5.7
|   * Rebuild to remove the /usr/doc link
|
|  -- Otavio Salvador <otavio@debian.org>  Thu, 14 Nov 2002 15:14:54 -0200
|
| tcm (2.10-2) unstable; urgency=low
|
|   * improve menus
|
|  -- Otavio Salvador <otavio@debian.org>  Sun, 28 Apr 2002 15:36:37 -0300
|
| tcm (2.10-1) unstable; urgency=low
|
|   * New upstream release
|
|  -- Otavio Salvador <otavio@debian.org>  Thu, 25 Apr 2002 10:27:16 -0300
|
| tcm (2.1-2) unstable; urgency=low
|
|   * fix a compile problem in HPPA. (closes: #144290)

`----

Como voce pode ver acima, o meu primeiro upload foi o 2.1-1 onde eu
fechei o bug ITP para o mesmo. 5 dias depois, enviei a -2 da mesma
versao corrigindo um problema na HPPA que impedia a construcao do
mesmo.

Logo em seguida, foi lancada uma nova versao que foi feita para
corrigir um problema com o numero de versao que estava confuso jah que
a SuSE quando incluiu o TCM se confundiu e lancou o 2.02 como 2.1 e
entao lancamos o 2.10 para igualar. Sendo assim, enviei o 2.10-1.

Se alguem reportasse um bug serio e eu nao fizesse o upload corrigindo
o mesmo rapidamente ou se estivessemos em uma BSP (Bug Squashing
Party), outro desenvolvedor poderia corrigir o erro e sendo assim, a
revisao seria 2.10-1.1 (como exemplo somente) jah que seria um NMU.

A poucos dias, um pacote quebrou a compilacao de todos os outros no
sid, foi o binutils e a correcao foi feita em outr NMU sendo a revisao
desde -1.7 (ou seja, jah foram feitos 7 NMUs nesta revisao).

Espero ter sido claro :-)

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R