Localizacao dos arquivos de configuracao

Olá Lista!

Sou meio novato no Debian e estou com dúvidas sobre a localizacão dos
arquivos "padrões" de configuracão, como por exemplo:

1) Em que arquivo no /etc eu devo adicionar rotas estáticas para as minhas
interfaces?

2) Em que arquivo devo colocar as minhas regras do iptables?

3) Onde devo colocar as minhas listas ACL do squid?

4) Como colocar um programa para iniciar no runlevel 3? Tenho que criar um
script-padrão no /etc/init.d ?

Alguém teria alguma documentacão sobre a localizacão dos arquivos de
configuracão no Debian, e o que cada um deve conter? (como a minha dúvida
das rotas estáticas, que eu não sei onde colocar e *como* colocar). Pode
ser em inglês.

Uma outra coisa que eu notei, é como "por padrão" diversos arquivos de
configuracão do Debian estão localizados no /var/lib/<programa> e no /var.
Isto é uma tendência do LSB, ou apenas do Debian? Qual a vantagem desta
abordagem?
*Eu* particularmente, prefiro centralizar os arquivos de configuracão no
/etc, assim fica mais simples de se fazer um backup (não perco tempo
procurando ou tentanto lembrar onde estão os arquivos de configuracão).

Agradeco antecipadamente qualquer ajuda,

[]'s

--fx