Re:reinstalar um pacote

Bom dia!

> Existe alguma forma de reinstalar um pacote ?!?!?
Sim.

> É que eu fiz uma besteira com a biblioteca libncurses5

Pelo visto acho que vc está tentando compilar ou recompilar o kernel ou alguma coisa do genero.

> e se por acaso eu remove o pacote libncurses5 é excluido um monte de pacotes.

Vc apenas ira remover o pacote (ou lib) desejado.

Vc pode usar o apt-cache search pacote (para saber o nome correto do pacote, caso ñ saiba), e para remover apt-get --purge pacote.

Maiores informações:
http://www.debian-br.org/docs/sgml/apt-howto-pt_BR/online/ch-apt-get.html#s-remove

[]s!
--