Re: SOund Blaster Live

Em Wed, 2 Apr 2003 11:08:30 -0300
"Franz Gustav Niederheitmann" <franzn@nwsi.com.br> escreveu:

> Oi pessoal,
> alguem sabe onde posso encontar drivers (p linux, eh obvio!) para
> minha placa de som Sound Blaster Live! e tambem par aoutro modelos da
> Sound Blaster?????

Primeiro veja se seu kernel já não tem suporte, usando o modconf. Se não
tiver, basta recompilar o kernel com suporte a elas, ou instalar um
pacote de kernel-image que tenha suporte já compilado.

> tambem gostaria de saber se existe alguma maneira de eu descobrir qual
> e o modelo de uma placa de video... A Placa deve ter uns quatro anos e
> esta instalada em um Pentium 200 e sei que e uma ATI, mas nao faco a
> minima ideia do modelo.... preciso saber do modelo, pois naum consigo
> rodar o X sem saber o modelo dela.... Se alguem souber um sit eou
> algum programa q detecte isso, seria muito util para mim...

  Uma maneira é ver o conteúdo de /proc/pci

  Isso dá alguma informação sobre os dispositivos pci no micro. O
comando lspci (está no pacote pciutils) também dá informações com nível
de detalhes que você determinar.

  Mas para não ter dúvidas, se puder, abra o gabinete e tente determinar
o chipset da placa de vídeo, olhando a numeração do maior chip que tiver
nela. Depois, uma busca no google pelo número vai eliminar suas dúvidas.