ALIEN considerações: (era: Re: banco de dados firebird)

O que o alien faz é "desmontar" o pacote RPM e a partir
da informação contida no pacote original "montar" um
pacote deb reutilizando o máximo que se consegue obter
automaticamente de informação a partir do original.

Para todos os efeitos o que você instalou no final
das contas foi um deb , o que o dpkg faz nos outros
fará também nele.

Porque alien não é uma boa idéia:

1) Porque um programa automático não substitui um
   ser humano empacotando, por mais que o pacote venha
   do "unstable" ele tem no mínimo mais teste de
   empacotamento do que um pacote feito com o "alien".

2) Porque o pacote original poderia depender de algo
   que não está presente no debian, por exemplo ele
   pode ter sido compilado com a biblioteca
   libFoo-3.4 na redhat e no debian pode estar presente
   a libFoo-3.2 por exemplo... ou o inverso! Pode existir
   a libFoo-3.2 no RH e no debian a libFoo-3.4 que não
   tem compatibilidade binária com a anterior... acontece
   nas melhores bibliotecas... é pra isso que serve o
   sistema de dependências. Ao trazer um binário de fora
   você não tem como garantir que suas dependências serão
   satisfeitas sem um exame mais ou menos "minucioso"
   (ao menos no ponto de vista de um usuário comum), um
   programa que chama outros programas também pode não
   funcionar se os outros programas não estiverem
   instalados ou configurados de uma certa maneira...
   na hora H alguma coisa pode falhar porque uma
   dependência não foi detectada automaticamente (porque
   nem tinha como ser)

O que eu acho mais "sano" é tentar realmente fazer o
"backport" de um pacote do testing/unstable ou usar
pinning, alien é a última opção, em geral útil para
programas não tão complexos que não têm código fonte
disponível.