Gimp + GIF + fontes truetype

Olá gente,

Gostaria de saber como posso gravar arquivos .gif usando o Gimp. Queria saber também como usar as fontes truetype no Gimp... eu tenho o xfstt instalado, copiei as fontes para /usr/share/fonts/truetype e mesmo assim não dá (não aparece elas no prog.). O xfstt detecta as fontes... e um outro detalhe é que com as fontes truetype que copiei para a pasta a cima, meu mozilla não abre. Aparece a seguinte msg:
font /usr/share/fonts/truetype/DieNasty.TTF   107 glyphs (8 invalid)
font /usr/share/fonts/truetype/crass.ttf    66 glyphs
font /usr/share/fonts/truetype/Dirtybaker_sdozen.TTF 517 glyphs (426 invalid)

Obrigado,
Guilherme xsementex