Re: Como melhorar desempenho do NAT ?

On Fri, 28 Mar 2003, flavio wrote:
> Tenho um firewall (Debian 3.0.r1 k 2.4.18 woody)  com algumas regras
> iptables, para ser exato uma regra para NAT e uma para redirecionamento
[...]

> nota-se uma certa lentidao no uso da internet pela minha rede local e nao
> consigo acessar o ssh.

1. Não bloqueie ICMPs a menos que você saiba muito bem o que está fazendo.
2. Não bloqueie ICMPs a menos que você saiba muito bem o que está fazendo.
3. Não bloqueie ICMPs a menos que você saiba muito bem o que está fazendo.
4. Tenha certeza de não estar bloqueando DNS, e estar dando REJECT (não
DROP) em tcp para a porta IDENT vindo de fora.

> O que gostaria de saber se existe algum tipo de regra para dar preferencia
> para o NAT ou para melhorar seu desempenho ? Seria interessante um proxy

Sim. Procure por "linux advanced routing", e leia sobre QoS. Dá pra fazer
qualquer coisa que você imaginar.  Aprenda um pouco sobre os protocolos para
fazer túneis de retorno com banda reservada para ACKS, ICMP, etc, e garanta
prioridade de banda para os serviços que você preferir (tipo o ssh).

Ah, e diminua o mais que der as queues dos roteadores por perto do seu uplink,
inclusive no provedor (se ele fizer isso para você).

> Para firewall tenho um PIII-450Mhz, 128Mb ram, 2 placas de rede intel
> 10/100 e 1 hd de 5 Gb, minha rede possui switchs intel de 10/100Mbits e
> faco parte de um backbone com um link muito bom para internet.

Ou seja, o pau é regra na firewall ou cabeamento com defeito, porque a menos
que teu uplink seja de 100MB/s, a firewall está mais que
superdimensionada...

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond