Comando ls com cor...

Oi gente, tudo jóia?

Gostaria de saber como faço para meu ls sempre aparecer com cor... tenho sempre que digitar alias="ls --color=auto". E como também faço para rodar o comando "soundon" na inicialização?

Até mais, obrigado desde já, abraços
Guilherme

PS.: e alguém aí sabe alguma solução para meu som SiS 7018 rodar junto com o modem HSP56k (usando "modprobe trident" dá conflito com o modem e ele fica sem funcionar)? Eu uso o OpenSound OSS, mas ele é comercial e a cada 20 minutos tenho que digitar soundoff e depois soundon... e isso é muito chato =[.