KDE e SOM, será que tem jeito?

Boa tarde amigo,

Instalei o jogo Quake 3 Arena no meu Debian GNU/Linux, minha placa de som
é uma C-MEDIA. Quando inicio o jogo, as vezes ouço o som e às vezes
(maioria delas) não ouço. Ouvi dizer que o KDE tem esse erro.

Utilizo como servidor de som o /dev/dsp, dando o ls -l fica assim:

cwr-wr-wr root audio /dev/dsp

Coloquei assim para que todo mundo tivesse acesso ao dsp como leitura
escrita. Fiz algo errado? O som funciona beleza no KDE, mas nos jogos não.
No manual o quake3 fala que deve dar um chmod o+rw no dsp, fiz isso e
permaneceu do jeito que estava. Como faço para ouvir sons de jogos no kde?
Se ouver alguma solução no gnome não tem problema utilizo este.

Outra coisa, todos os usuários está inclusos no grupo audio.