Re: HD mais rápidos...

On Tue, Mar 25, 2003 at 08:40:35AM -0300, Wesley Alves de Oliveira/MPGO wrote:
> Como eu faço para fazer com que meu hd fique mais rápido no Debian
> GNU/Linux?

qual é o padrão ao qual vc comparou o seu hd? que melhora vc espera?

algumas coisas que eu faço: (sem pretensão de serem as únicas corretas e
que deveriam ser feitas por todos; isto é o que EU faço)

  i. recompilo o kernel, habilitando DMA por default
 ii. escolho o suporte ao chipset da minha placa mãe
iii. verifico junto ao fabricante, quais as taxas de transferência
     especificadas para o hd.
 iv. rodo o bonnie++[1] e vejo as taxas que estou conseguindo
  v. verifico se estou usando cabo de 80 vias apropriado.
 vi. outras verificações no manual da placa mãe, em sites que testam
     hardware (tomshardware, anandatech, etc) para ver o desempenho da
     minha placa mãe, hd, etc, em vários benchmarks.
vii. outras coisas que ainda não sei :-))

   a ordem pode variar, mas em geral é isto!

[1]. é bom rodar o bonnie++ em duas partições que se localizem nos
extremos do hd (trilhas mais internas e trilhas mais externas), já que
os resultados são de 10-20% diferentes, com melhor desempenho para as
trilhas externas.

--
Mario O.de Menezes, Ph.D.    "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                is the Lord's purpose that prevails"