RAID e espelhamento.

Ola lista;
Tenho algumas duvidas e gostaria de algumas opnioes tambem.
Vou interligar uma empresa (onde trabalho) com suas 2 filiais para usarmos
um sistema em delphi com base de dados em FireBird. E possivel ter 3 servidores,
um em cada ponto (matrix, filial1 e filial2) com o mesmo banco de dados (FireBird),
cada um acessando o seu banco, mas quando ele e alterado em alguma ponta (seja qual
for ela) esse servidor atualizara os outros 2 como se fosse um espelho???
Agora sobre RAID, iremos ter um dual e queremos implantar RAID, eu queria saber qual
e a melhor solucao para bom desempenho e seguranca de dados entre o RAID nivel 1 e o
nivel 5. E possivel instalar o debian num sistema de raid de nivel de software ou
tenho que instalar o debian um disco comum (/dev/hda), configurar para rodar com raid,
compactar com tar e descompactar no RAID (/dev/md)??

Abracos

--
Gilberto Villani Brito