Res: Fontes do kernel 24.18-bf2

10. Como lidar com o Kernel no Debian
-------------------------------------

10.1. Como atualizar o Kernel no Debian
---------------------------------------

     O kernel é o núcleo do sistema.  É o que conhecemos como `Linux'.  O
     Debian pretende ser um sistema independente de kernel, portanto você
     pode usar o Debian GNU/Hurd ao invés do Debian GNU/Linux e logo será
     possível usar Debian GNU/BSD.

     Para atualizar kernel no Debian basta usar o `apt-cache' para
     descobrir quais versões estão disponíveis e então usar o `apt-get'
     para baixar a nova versão.  Os pacotes de kernel se chamam
     `kernel-image-versão' onde `versão' é a versão que se quer usar.

     Veja Seção 3.4, `Como procurar pacotes' e Seção 2.3, `Instalar pacotes
     com APT' para saber como fazer isso.

10.2. Como atualizar para o Linux 2.4
-------------------------------------

     O kernel 2.4 não é suportado oficialmente para a versão 2.2 do Debian.
     A versão 3.0 virá com ele como opção.  No entanto, Adrian Bunk colocou
     à disposição um set de pacotes disponíveis para quem quer atualizar o
     kernel para 2.4.

     As linhas APT para ele é:

          deb http://www.fs.tum.de/~bunk/debian potato main
          deb-src http://www.fs.tum.de/~bunk/debian potato main

     Note que é importante uma atualização de vários pacotes antes de se
     atualizar o kernel para que ele funcione corretamente, não force uma
     situação diversa disso.

10.3. Como compilar kernel no Debian
------------------------------------

     Todos já estão acostumados àquela imensa lista de comandos para se
     compilar kernel (bem, nem todos).  No Debian a coisa é bem mais
     simples.

     Para começar veja Capítulo 2, `Como instalar pacotes' e instale o
     pacote `kernel-package'.  Você precisa também, claro, do fonte do
     kernel.  Você pode baixá-lo a partir de http://www.kernel.org ou
     instalar o pacote `kernel-source-versão' correspondente.  Nesse último
     caso, um arquivo será instalado em `/usr/src' com nome
     `kernel-source-versão.tar.bz2' descompacte-o e crie um link do
     diretório recém criado para `/usr/src/linux', dessa forma:

          # cd /usr/src
          # tar jxpvf kernel-source-<versão>.tar.bz2
          # ln -sf kernel-source-<versão> linux

     Depois basta fazer, dentro do diretório principal do kernel --
     `/usr/src/linux'.:

          $ make menuconfig
          $ make-kpkg clean
          $ make-kpkg kernel_image

     Você pode substituir `make menuconfig' por `make xconfig' para fazer a
     configuração pelo X.  Se esses comandos falharem, você pode ter de
     instalar o pacote `libncurses5-dev' (ou `libncurses4-dev' em sistemas
     mais antigos).

     Esses comandos criarão um .deb do Kernel recém compilado.  Basta
     instalar como descrito em Seção 2.1, `Como instalar pacotes .deb'.

     Você também pode definir 'revisões' para cada kernel que construir.
     Para isso use `--revision', por exemplo:

          $ make-kpkg --revision kov1.0 kernel_image

     Note que é necessário que haja dígitos na sua 'revisão'.  Depois do
     kernel ser instalado ele perguntará se deseja criar um disco de boot e
     se deseja rodar o lilo.  Normalmente é uma boa idéia conferir o
     /etc/lilo.conf antes de rodar o lilo novamente, mas normalmente não
     haverá problemas em deixar que o processo de construção o faça, já que
     os links `vmlinuz' e `vmlinuz.old' são recriados corretamente durante
     a instalação do deb do kernel.