DHCP para varios clientes win98

Ola lista, vou contar uma leve historia para vcs:
Trabalhei em um provedor de internet a radio durante 1 ano e meio,
depois recebi uma boa proposta de uma construtora e fui pra la.
Nesse meu novo emprego estou programando em Delphi (coisa que nao
sei) e migrando a base de dados para FireBird (estou tirando isso
de letra). Nesse provedor que trabalhei usei Slack, Conectiva, Debian
e FreeBSD, montei redes com dhcp no linux funcionando normalmente e
agora onde estou (contrutora) tem um servidor linux e um NT.
Como sou novo na empresa, nao posso ir chegar e mandar, por isso
conversei com meu superior para trocarmos os 2 servidores para um
Linux robusto e tudo com DHCP. Minha proposta foi aceita e ele ira
montar um Conectiva (pois e so esse linux que ele sabe usar), porem
em relacao ao DHCP ele disse que ja usou e nao fica bom para redes
com clientes superiores a 40 maquinas win98, ou seja, com ate 40
maquinas win98 o dhcp funciona, dai pra cima diz ele que ficava lento
para o win98 iniciar o sistema e pegar o ip no servidor, por isso todas
as maquinas tem ip fixo deixando a rede uma bagunca de ips.
Eu julgo essa lentidao que ele disse na configuracao incorreta do DHCP
no servidor, pois ele nao manja muito de linux.

Bom pessoas aqui acaba minha historinha, agora vai minha pergunta:
Alguem ja instalou ou usou uma rede que tenha umas 50 maquinas win98
"pegando" ip por um DHCP num linux??? Ficou rapido ou lento??? Essa
historia de o win98 demorar para fazer a requisicao e verdade???
Caso isso nao exista, vou bater o pe e instalar um DHCP la, mas se
for verdade vou "queimar" meu filme.

Abracos
--
Gilberto Villani Brito