Re: CUPS

Não. O xpp (X Printing Panel) é similar à janela de impressão que aparece no
rWindows quando você manda imprimir. Te permite selecionar o modo de impressão,
a quantidade de cópias etc.

Se não estou enganado (não costumo imprimir em modo texto), para imprimir em
modo texto, o CUPS usa os mesmos comandos do LPD (lpr, lpq, lprm etc.).

Talvez o problema seja de permissão. Você consegue imprimir como root usando o
comando lpr? Em caso afirmativo, experimente adicionar o seu usuário ao grupo lp
(adduser fulano lp).