Re: CUPS

Ao invés de usar o gtklp ou o qtcups, pode-se usar o xpp. É bastante leve e
poderoso. Assim, para imprimir a partir de algum aplicativo, como Mozilla ou
OpenOffice, basta configurá-los para que o comando de impressão seja xpp ao
invés de lpr.

OBS: no openoffice essa configuração é feita com o programa spadmin.