Re: modelador de banco de dados

On Fri, Mar 07, 2003 at 06:05:02PM -0300, Gilberto Garcia Jr. wrote:
> Alguem conhece algum modelador de banco de dados MYSQL gratuito?

Modelador? Cê quer dizer ferramenta CASE? Se for isso, procure pelo tcm
(Toolkit for Conceptual Modelling), que tem uma interface gráfica antiga
(baseada em Motif/Lesstif), mas é bem funcional. Temos também o Dia,
baseado em GTK+/GNOME, com interface mais moderna mas mais limitado em
recursos. Finalmente, tente o ArgoUML (http://argouml.tigris.org),
uma ferramenta CASE bastante completa, com uma interface gráfica bonita
e que usa UML (ou seja, é para quem
trabalha com orientação a objetos). Vale lembrar que nenhuma dessas
ferramentas é integrada a um banco de dados específico. Elas servem para
design de bancos de dados, independente do SGBD. Talvez você esteja
pensando nas ferramentas que acompanham, por exemplo, o Oracle, não é?
Duvido que você ache algo do tipo para bancos de dados GPL. Entretanto,
já ouvi falar de scripts que convertem modelos feitos no tcm para o
PostgreSQL e MySQL, procure por eles no freshmeat.

Se você estiver disposto a pagar uma graninha e usa o KDE, você vai
gostar muito do Kivio (http://www.thekompany.com/products/kivio), o
melhor programa de modelagem de dados e criação de DFDs/diagramas de
contexto que eu conheço para Linux. Acho que vale a pena.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Zé
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org