Xfree86, help!!

Olá pessoal da lista!
Sou novo no Debian, e estou tendo alguns problemas com o XFree.
Tenho uma placa de vídeo Diamond GL 100 pro e um monitor Five Star de 14''.
Consegui configurar o servidor X, e parecia que estava tudo bem.
Porém, quando tento sair do ambiente gráfico e voltar para o console o
monitor entra em standby, como se não suportasse alguma resolução ou refresh
rate. Mas o que está me intrigando é que o ambiente gráfico entra
normalmente, só na hora de sair do X para voltar pro console é que isto
acontece. Alguem já passou por isso, ou sabe o que pode ser?

abraços a todos,

Alex Zanetti de Lima
Formando em Eng. da Computação - 3º Ano
Universidade Federal de Itajubá - MG