Re: Como usar XFS no Debian

Em Sex, 2003-02-21 às 11:52, Luis Alberto Garcia Cipriano escreveu:
> Era sobre LVM, no dia o Maçan usou xfs pra demonstração, no tutorial disponível usa reiserfs 8-D
>
> Acho que alguém andou mudando de opiniães sobre sistemas de arquivos jornalados :-P

Na verdade eu já havia decidido pelo XFS antes de começar a escrever
aquele tutorial, o XFS reúne o conjunto de características mais
adequadas para mim:

	- Possui suporte a quota
	- Possui ACLs
	- Possui um sistema de backup outro do que o tar 		(xfsdump/xfsrestore)
	- é um FS de 64Bits (Suporte a FS e arquivos enooooormes)
	- Suporte a crescimento online do FS
	- Journaling
	- Um bom histórico de desenvolvimento (mais de 10 anos de
	  produção em servidores Silicon Graphics)

Tudo isso com a aplicação de apenas 1 patch no kernel. Não tenho tempo
hábil para lidar com a aplicação de N patches para cada um dos meus
servidores, procuro me manter o mais dentro do kernel vanilla possível.
O reiserfs para atingir todos os meus objetivos necessitava de 3 patches
para quota, que fazem o upgrade do sistema de quota para quotaV2 que
será o padrão no kernel 2.6, a falta de um sistema de backup equivalente
ao dump/restore do BSD e a inexistência de ACLs além de algumas
experiências ruins (antigas é verdade) e relatos ruins de amigos.

No entanto, o documento foi mantido com Reiserfs já que para utilizá-lo
não se necessita da aplicação de nenhum patch no kernel, assim quem
quisesse aprender sobre LVM com "journaled filesystems" através do
meu artigo não necessitaria de primeiro aprender como aplicar patches e
compilar kernels, isso estava fora do escopo do documento. Eu não queria
ninguém me perguntando como compilar um kernel com xfs pro debian ;)

> Abraços,

Na oficina eu fiz tudo com xfs porque eu usei a minha máquina pessoal
e eu esqueci de colocar o reiserfsprogs nela antes de levá-la para o
evento :D

<plug>
Aliás... aceito doações de laptop, eu faço tantas palestras por aí
bem que a IBM poderia patrocinar um pra mim, ou quem sabe a
HP/Compaq, ou a Sony, ou a Acer, Toshiba... eu ficaria muito feliz
em fazer propaganda do fornecedor pelo país... aceito com todo
prazer e não teria constrangimento algum em recomendar o hardware
do patrocinador, seja uma marca de laptop ou loja de informática.

Nem precisaria ser meu de verdade, poderia ser em comodato mesmo
pra eu poder trabalhar em trânsito e poder usar nas palestras...

Ajudem o Maçan a divulgar o software livre e ter um laptop. :)
</plug>
--
Eduardo Marcel Macan <macan@debian.org>
Debian GNU/Linux