Re: [OFF Topic] Carriage returns no linux

On Wed, Feb 19, 2003 at 09:55:59AM -0300, Marcos Sousa Vituriano wrote:
> Marcelo,
>
> Oha se eu estiver errado que me corrijam mas aqui na empresa já me deparei
> com arquivos dats que estavam desse jeito e eu dava o comando "dos2unix
> <arquivo>" para corrigir (senão me engano.... faz muito tempo que não mexo
> com isso). Testa aí e veja se funciona para o seu caso.
>
> Espero ter ajudado =)

Em DOS, as linhas dos arquivos de textos sao terminadas por dois
caracteres: o CR (carriage return) e o LF (line feed). Jah o Linux (e os
Unices em geral) tem [com acento] como terminador de linha apenas um
caractere, o LF. O Mac usa apenas o CR.

Como para o Linux o CR (codigo ASCII: 13) nao significa nada, ele mostra
esse ^M (que eh como o tal CR eh gerado) antes do final da linha. Esse
programinha dos2unix faz justamente apagar esses CR extras e deixa
apenas os LF (codigo ASCII: 10).
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org